segunda-feira, 6 de junho de 2016

Alimente-se de Pureza, Harmonia e Lucidez

As três qualidades primárias básicas de tudo o que existe no mundo material, segundo a Ayurveda (ciência da vida), são sattvarajas e tamasSattva é o princípio de pureza, harmonia, bondade, lucidez, existência vazia de conceitos ou emoções. Rajas representa atividade, movimento, disposição mental ou emocional da paixão, princípio que pode levar à servidão a partir do apego às ações motivadas por atração ou repulsa. Tamas é a qualidade da inércia, obscuridade, ignorância, princípio que pode iludir e prender os seres por desatenção, medo, sono, preguiça, confusão, tristeza.
Purificar o aspecto sattva da mente e superar rajas e tamas ajuda a pessoa a viver em harmonia e pode ser um valioso auxílio para a superação das tendências mentais e realização plena.
Tudo que é captado pelos sentidos possui natureza de sattvarajas ou tamas e é considerado alimento. Sendo assim, é fundamental para as pessoas que desejam ter boa saúde e buscar compreensão espiritual a atenção cuidadosa com tudo o que vê, ouve, toca, come e inala. Convém evitar filmes violentos, assustadores e agitados, novelas, lutas, músicas de baixa qualidade ou em alto volume, excesso de barulho, ar poluído, fumo, locais sujos e desarrumados, companhias nocivas e o uso excessivo da mente, seja através de conteúdos intelectuais ou do pensamento desenfreado.
A alimentação adequada é um dos fatores que mais influenciam a saúde das pessoas, sendo também os alimentos classificados conforme suas qualidades, chamadas gunas.
Alimentos sattvicos irão promover corpo e mente puros, harmônicos, lúcidos e saudáveis. São eles: leite, iogurte, ricota, ghee (manteiga clarificada), vegetais, frutas, arroz, aveia e outros cereais. A qualidade dos alimentos é essencial, portanto deve-se escolher alimentos ecológicos, frescos e provenientes de animais bem tratados. Cabe ressaltar que "leite" UHT (longa vida) e "leite" em pó não é leite e que "iogurte" colorido e adoçado com açúcar ou adoçantes químicos não é iogurte.
Alimentos rajasicos mantém corpo e mente agitados, podendo dificultar a concentração, a quietude e a meditação, além de favorecer a ansiedade, a irritabilidade e as paixões. Os alimentos que induzem rajas são: todos os tipos de carnes e peixes, alimentos excessivamente picantes, alho e cebola.
Allimentos tamasicos induzirão à preguiça, ao entorpecimento e à ignorância, promovendo ou acentuando a depressão, a tristeza, a melancolia e a sensação de separatividade. Alimentos deteriorados (incluindo queijo gorgonzola, brie, camembert e outros produzidos com fungos), não preparados na hora do consumo, fermentados (bebidas alcóolicas, vinagres, conservas), defumados, produtos industrializados que contém aditivos químicos (conservantes, adoçantes, corantes, realçadores de sabor e outros) e cogumelos são alimentos que induzem tamas.
Todas as pessoas são capazes de adotar uma alimentação simples e nutritiva, com um pouco de vontade e determinação. O momento para promover mudanças positivas é agora. Alimente-se de pureza, harmonia e lucidez, escolhendo alimentos sattvicos para o seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário