Yoga e Meditação

Ronaldo Borba de Melo
YOGA

O yoga é um dos nove principais sistemas de sabedoria surgidos na índia há milênios. Sua origem está nos Vedas, a mais antiga literatura espiritual/filosófica que já surgiu no mundo.Yoga é uma palavra que em sânscrito significa juntar, unir, atrelar.

Os objetivos da prática do yoga são a eliminação das causas do sofrimento através da compreensão da verdadeira natureza humana, e realizar a união do eu individual com o eu universal.

Yoga é um sistema de práticas integradas que une atividades físicas, espiritualidade e modo de vida. Para o yoga a vida cotidiana não está separada da espiritualidade, não há fragmentação nesta forma de viver.

Do ponto de vista oriental, espiritualidade e auto-conhecimento não estão separados, porém para o modo de ver oriental, não basta o auto conhecimento centrado na personalidade, ou no comportamento; através do yoga e filosofias irmãs, busca-se conhecer  os mecanismos da mente para poder ir além dela e realizar aquilo que se chama Puro Ser. Aliás este é o principal objetivo e fim do yoga – proporcionar um caminho de auto conhecimento e realização da mais pura natureza humana.

Todas as práticas do yoga são ferramentas que tem por objetivo purificar a mente, tornando a nossa capacidade de visão e compreensão mais claras. Existem, segundo a tradição, quatro principais caminhos (marga) ou vias de yoga, tendo todos o mesmo objetivo, porém levando em consideração os diferentes temperamentos humanos. São eles: Karma yoga, Bhakti yoga,  Jnana yoga e Raja yoga.

Mais tarde se desenvolve uma outra expressão do yoga tradicional – o Hatha yoga – a forma de yoga mais conhecida no ocidente. O Hatha yoga se utiliza de diversas práticas corporais, técnicas respiratórias, travas ou compressões, selos ou gestos, purificações, meditação, etc. Todas estas técnicas integradas visam fortalecer e purificar o corpo, tornando-o mais saudável e disposto, gerando assim um efeito positivo sobre a mente,  tornando-a mais sensível e equilibrada.

Os benefícios do yoga vão desde o nível físico até o espiritual, passando pelo emocional/mental. Alguns efeitos benéficos que podemos sentir são:

  • Melhora a condição física geral.
  • Maior resistência.
  • Diminuição do estresse e ansiedade.
  • Melhora a capacidade respiratória.
  • Desenvolvimento da concentração e atenção.
  • Melhora a auto estima,a  auto confiança e o bem estar.


Horário das aulas de Yoga e Meditação:


SEG
TER
QUA
QUI
SEX
YOGA

7:45

7:45

YOGA

9:30

9:30

YOGA
17:00
17:30
17:00
17:30

MEDITAÇÃO

19:00

19:00

YOGA

19:30

19:30

              

           Faça uma aula experimental gratuita!

Contato: (51) 982545196
ronaldomyoga@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário