domingo, 12 de abril de 2015

Alimentação Orgânica

      Alimento orgânico ou ecológico é aquele cuja produção não utiliza insumos artificiais em nenhuma etapa, ou seja, exclui adubos químicos, hormônios sintéticos, agrotóxicos, antibióticos, drogas veterinárias e organismos geneticamente modificados. Em decorrência disso, é isento de muitas outras substâncias nocivas, como nitritos, nitratos e metais pesados (chumbo, mercúrio, etc.).
Infelizmente, ainda se utiliza agrotóxicos no Brasil de forma irresponsável e sem considerar ou conhecer as conseqüências que isso pode trazer. Uma dessas graves consequências é aumento da prevalência de diversos tipos de câncer, pois as substâncias químicas tóxicas utilizadas na produção e na industrialização dos alimentos são completamente estranhas ao organismo e o desequilíbrio geral que provocam causa a multiplicação desordenada das células.
         A alimentação orgânica hoje em dia é bastante divulgada, mas muitas pessoas ainda têm dificuldades em substituir os alimentos habituais, adquiridos em supermercados, por aqueles produzidos de forma ecológica. As principais causas dessas dificuldades são o desconhecimento de locais para aquisição dos orgânicos, a falta de organização ou falta de tempo para frequentar feiras ecológicas e a crença de que os orgânicos são mais caros.
Para desmistificar a questão dos preços, basta fazer uma experiência, comprando os alimentos na feira orgânica mais próxima ao invés de ir ao supermercado. Você vai perceber na prática que vários itens, como pães, iogurte, tomates, cenoura, couve, beterraba, alho-poró, arroz, feijão, bananas, laranjas e bergamotas podem custar o mesmo, menos ou pouco mais do que os similares não orgânicos. No caso dos alimentos ecológicos que são um pouco mais caros, a compensação virá na hora do preparo e do consumo. Por exemplo, experimente fazer um molho de tomate com tomates orgânicos e vai notar que o cheiro, o sabor e os efeitos físicos desse alimento com muitas propriedades benéficas será bem diferente de um molho carregado de agrotóxicos. Além disso, se faz uma grande economia ao não precisar de medicamentos e tratamentos de saúde, pois ao consumir alimentos mais puros, estaremos fazendo nosso real plano de saúde.
         Quanto à falta de tempo, é importante refletir sobre nossas prioridades. Quem considera que a alimentação não é importante para sua saúde física, mental e espiritual, deveria parar e pensar. Nosso organismo renova-se diariamente e é formado a partir da comida e da água que ingerimos. Sendo assim, ingerir alimentos puros e saudáveis é fundamental para um organismo forte e resistente aos microrganismos e às doenças. Observo que muitas pessoas tem a imunidade baixa e não é necessário que uma pesquisa científica mostre as causas desse e de outros sintomas e doenças da atualidade. Basta pensar e tomar a atitude mais correta: abandonar atividades desnecessárias e assim ter mais tempo para cuidar de si mesmo. Isso inclui ir à feira orgânica, cozinhar e fazer as refeições em casa, desfrutando de momentos tranquilos que farão a diferença em vários aspectos da vida. Coloque em prática e os resultados serão notados por você e pelas pessoas ao seu redor. A realização plena da vida humana está mais próxima de quem vive em harmonia.
            Para saber onde encontrar feiras orgânicas e lojas que vendem bons produtos para alimentação, utilize a internet a seu favor! Clique aqui e veja uma lista de locais em algumas cidades do Rio Grande do Sul.
                 Se você descobrir outros locais, aumente esta lista e divulgue na sua comunidade. Vamos semear e cultivar essa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário